quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PROJETO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR

             DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
           DCHT – CAMPUS XVI – IRECÊ
PROESP – CURSO GEOGRAFIA – 3ª ETAPA – PÓLO IRECÊ

   ÁLVARO PEREIRA FIDELES
IRENE PEREIRA BASTOS
     MARIA ROSÂNGELA
        MARILEDA ASSIS DOURADO
MARIA GORETE ROCHA
         REDINERIA FERREIRA MACHADO
TALITA NEIVA PAIVA



PROJETO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR





Atividade complementar desenvolvida como requisito avaliativo do componente Geografia Rural da turma do PROESP de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, sob a orientação do Prof. Jean Santos.




IRECÊ – BA
JULHO, 2011


TEMA: Erosão e poluição do solo por agrotóxico
SERIE: 6º Ano
DURAÇÂO: 2 aulas de 50 minutos
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia


INTRODUÇÃO:


                 A utilização de produtos visando ao combate de pragas e doenças presentes na agricultura não é recente. Civilizações antigas usavam enxofre, arsênico e calcário, que destruíam plantações e alimentos armazenados. Também eram utilizadas substâncias orgânicas, como a nicotina extraída do fumo e do pyrethrum (Garcia, 1996; Meirelles, 1996). O intenso desenvolvimento da indústria química a partir da Revolução Industrial determinou o incremento na pesquisa e produção dos produtos agrotóxicos. Sua produção em escala industrial teve início em 1930, intensificando-se a partir de 1940 (Meirelles, 1996).
Os agrotóxicos são um dos mais importantes fatores de riscos para a saúde humana. Utilizados em grande escala por vários setores produtivos e mais intensamente pelo setor agropecuário, têm sido objeto de vários tipos de estudos, tanto pelos danos que provocam à saúde das populações humanas, e dos trabalhadores de modo particular, como pelos danos ao meio ambiente e pelo aparecimento de resistência em organismos-alvo (pragas e vetores) nas empresas onde haja trabalhadores em regime celetista. Na agricultura são amplamente utilizados nos sistemas de monocultivo em grandes extensões. As lavouras que mais os utilizam são as de soja, cana-de-açúcar, milho, café, cítricos, arroz irrigado e algodão. Também as culturas menos expressivas por área plantada, tais como fumo, uva, morango, batata, tomate e outras espécies hortícolas e frutícolas empregam grandes quantidades de agrotóxicos (OIT, 2001; Brasil, 1997). Essas substâncias são ainda utilizadas na construção e manutenção de estradas, tratamento de madeiras para construção, armazenamento de grãos e sementes, produção de flores, combate às endemias e epidemias, como domissanitários etc. Enfim, os usos dos agrotóxicos excedem em muito aquilo que comumente se reconhece. Contemporaneamente, observa-se um intenso e caloroso debate em torno da questão dos agrotóxicos. Compondo este cenário, têm-se de um lado as empresas produtoras e, de outro lado, as representações de trabalhadores e da população em geral normalmente representada pelas Organizações não Governamentais – ONGs. Neste campo, confrontam-se interesses diferenciados envolvendo fatores econômicos, sociais, ideológicos.
Diante de todo esse contexto histórico sentimos a necessidade de aplicar esse tema em sala de aula visto que a nossa região é totalmente agrícola e o uso de agrotóxico já se encontra em uso. Neste caso buscamos aplicar de forma significativa através de oficina, pois, além de ser uma forma de interação também desenvolve o senso critico do educando.
JUSTIFICATIVA:
É no ambiente que todo e qualquer ser vivo busca suprir suas necessidades básicas e essenciais à sobrevivência. Vencer as dificuldades e desafios do ambiente é um problema para o homem, porém ele tem vantagens sobre os outros animais: pela inteligência, consegue vencer os obstáculos, interferindo no meio em que vive.
Desta forma, faz-se necessário informar o homem sobre as interrelações existentes no universo e possíveis conseqüências de todas as ações, e educar para que todos assumam seus compromissos, havendo conscientização voltada à realidade do ser humano. Pensando nisso, tentaremos aproximar os temas estudados em ala de aula ao cotidiano do aluno para que o processo ensino – aprendizagem adquira maior significado.

OBJETIVO GERAL
Compreensão, critica e análise de alternativas para as questões ambientais associadas às praticas agrícolas e a expansão desordenada do uso de produtos químicos.
OBJETIVO ESPECIFICOS:
Ø  Compreender como o uso inadequado de agrotóxico pode desencadear sérios riscos a saúde do ser humano.
Ø  Perceber que o uso excessivo de fertilizantes e agrotóxico está entre os vários problemas que afetam o meio ambiente. 
METODOLOGIA:
Iniciaremos a aula com os seguintes questionamentos:
Vocês sabem o que é produtos químicos?
O que causa poluição e contaminação no campo?
Existe alguma plantação que você conhece que usa agrotóxico?
O que pode acontecer se alguém ingerir alimentos que foi aplicado agrotóxico?
Como os fertilizantes químicos contribuem para a contaminação do ser humano?
Após discutir os questionamentos com os alunos iremos passar um vídeo sobre os agrotóxicos onde são abordados todos os questionamentos acima citado.
Dividiremos a turma em cinco grupos onde eles farão um painel com gravura mostrando os problemas ambientais e sociais causados por produtos químicos.
Em seguida eles irão explicar o que significa cada gravura e o porquê da escolha da mesma.
Para concluir trabalharemos o texto os danos causados pelos inseticidas.


REFERENCIAS:
Projeto Araribá: Geografia. 2º ed. São Paulo: Moderna, 2007. P144-147
Projeto Pitanguá: Geografia. 2º ed. São Paulo: Moderna, 2008. P134-137
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.



Nenhum comentário:

Postar um comentário