UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
DCHT – CAMPUS XVI – IRECÊ
PROESP – CURSO GEOGRAFIA – 3ª ETAPA – PÓLO IRECÊ
ÁLVARO PEREIRA FIDELES
IRENE PEREIRA BASTOS
IRENE PEREIRA BASTOS
MARIA GORETE ROCHA
MARIA ROSÂNGELA
MARILEDA ASSIS DOURADO
REDINERIA FERREIRA MACHADO
TALITA NEIVA PAIVA
MARILEDA ASSIS DOURADO
REDINERIA FERREIRA MACHADO
TALITA NEIVA PAIVA
Atividade complementar desenvolvida como requisito avaliativo do componente Geografia Rural da turma do PROESP de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, sob a orientação do Prof. Jean Santos.
Para realização da atividade complementar do módulo XV, prescrito pelo professor Jean Santos do componente curricular Geografia Rural foram feitas várias pesquisas sobre agrotóxico e suas conseqüências para a população. Este trabalho teve como objetivo investigar o que os alunos sabem a respeito dos tipos de agrotóxicos que são usados pelos agricultores do Município de São Gabriel analisando os riscos e danos à saúde dos agricultores causados pelos agrotóxicos, tendo como eixos centrais o processo e as relações de trabalho presente na agricultura brasileira.
Iniciamos as nossas pesquisas com o que é agrotóxico e quais as conseqüências para os agricultores para isso nos reunimos na residência de uma das colegas cursista no dia dezesseis de julho de dois mil e onze, buscamos textos, vídeos, documentário entre outros recursos para nos orientarmos e termos um norte para seguirmos durante a exposição do assunto. Realizamos a leitura e analisamos o material, em outro encontro acontecido no dia vinte e três do mês de julho de dois mil e onze elaboramos o projeto e fizemos a escolha do material utilizado para a aula proposta.
No dia vinte e seis de julho do ano de dois mil e onze nos reunimos na escola Rosimiro de Abreu para apresentarmos a atividade complementar referente o componente curricular geografia rural proposta pelo professor Jean santos com a temática “ Erosão e poluição do solo por agrotóxico”. Iniciamos a aula com alguns questionamentos a cerca do tema, em seguida fez a abordagem do assunto onde discutimos o conceito, os tipos e os danos provocados pelos agrotóxicos. Para dar uma maior ênfase ao assunto passamos um vídeo sobre a aplicação de agrotóxicos nas plantações mostrando os prejuízos causados pelos mesmos não só aos seres vivos como a natureza em geral. Continuando, distribuímos textos referentes ao assunto completando a visão do vídeo uma vez que o mesmo apresentava toda a problemática determinante dos agrotóxicos, durante a leitura do texto os alunos iam destacando as informações para responderem as questões, logo após com as questões respondidas pelos alunos entregamos revistas e jornais para que os mesmos localizassem gravuras referentes ao tema proposto, em seguida fazer recortes para confecção de painel e depois fizemos a socialização do trabalho e exposição dos mesmos. Ao final do trabalho percebemos que os alunos tiveram um bom entendimento do tema, pois ao concluirmos as apresentações houve um momento de discussões a cerca do tema onde foi abordado o que eles compreenderam o que eles acharam importante e o que havia de comum entre o assunto abordado e a realidade local, as discussões nos levou a perceber o quanto foi significativo para os alunos.Para conclusão final do trabalho foi realizado um momento ecologico onde os alunos plantaram mudas e sementes de plantas para arborizar a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário